Ruy Barbosa de Oliveira foi um símbolo brasileiro, destacando-se como um dos grandes gênios da sua época por ter conhecimento amplo em diversas áreas das ciências. Nascido em 1849, o polímata Ruy B. tinha notoriedade como político, diplomata, advogado, filólogo, jurista, escritor, jornalista, tradutor e orador.

Como político (deputado,senador e ministro) e advogado, auxiliou como coautor da Constituição da Primeira República, atuando marcantemente pelo direitos e garantias individuais.

Atuando como notório orador e especialista em língua portuguesa foi membro fundador da Academia Brasileira de Letras em 1897, ocupando a cadeira nº 10.

Relembrando sua história, precisamos salientar sua participação na Conferência da Haia (1899 e 1907) à pedido do Barão do Rio Branco então Ministro das Relações Exteriores, Ruy Barbosa foi alcunhado como o Águia de Haia.

Excelentíssimo Sr. Ruy Barbosa representou integramente o Brasil na Conferência de Haia, exercendo a diplomacia brasileira de maneira louvável, sendo Haia um dos primeiros tratados internacionais sobre leis e crimes de guerra.

Ruy Barbosa teve sua presença acentuada em Caxambu e por onde passou deixou marcas significativas capazes de transmutar todo espaço em um visceral conhecimento que permanece enraizado.

Clique abaixo nas imagens e veja: