PARTICIPANTES

FLACX
Conheça as pessoas que farão parte desta

1ª edição da Feira Literária

Anual em Caxambu

Palestrantes

Guiomar de Paiva Brandão - ACL

Guiomar de Paiva Brandão - ACL

Palestrante

Guiomar de Paiva Brandão é natural de Caxambu e reside em São Lourenço, Sul de Minas. Filha de José Capistrano de Paiva Filho e Maria de Lourdes Mendes Paiva. É casada com Augusto Dias Brandão e tem quatro filhos.Formada em Pedagogia, dedicou-se à arte literária desde cedo. Possui livros infantis e de poesias para adulto.Principais premiações: Concurso João de Barro,BH-MG,com o livro “Giramundo”,Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), com o livro “Liga pra Mim”. Com o livro “Quintais”, ganhou o Prêmio Nacional da Poesia Escrita e Falada de Varginha-MG. Foi destaque Cultural pelo Jornal Sul mineiro -Baependi-MG. É membro da Academia de Letras e Ciências de São Lourenço e da Academia Caxambuense de Letras,dentre outras.Atualmente faz palestras para educadores,escritores e divulga seus trabalhos em escolas.

Lygia Barbiére

Lygia Barbiére

Escritora

Jornalista, professora, roteirista e escritora. Tem mestrado em literatura brasileira (PUC-RIO) e pós-graduação em teatro (Uni-Rio). Especialista no estudo de telenovelas, fez duas oficinas de roteiro na Rede Globo. É autora de nove romances, com mais de 300 mil exemplares vendidos ao todo.

Maria Alice Rodovalho de Souza

Maria Alice Rodovalho de Souza

Escritora

Seu interesse pela saúde humana e ambiental rendeu-lhe anos de pesquisa e condução do que é hoje o instituto flor da terra. com seu herbário, laboratório fitoterápico, produção de essências florais, cursos e acolhimento terapêutico. seu primeiro livro : flores para os meus amores florais para os meus ais – é um diário de bordo desta nau de sua vida que se encontra com o relato de sua vivência com os florais, a terapêutica das flores e sua eficiência, e as pessoas envolvidas nessa ventura impar de sua vida.

Oberom

Oberom

Escritor

Formou-se em Educação Física, pós-graduado em Nutrição Humana e Saúde pela UFLA e especialização em Yoga pelo Instituto Lonavla (Índia). Já realizou mais de mil palestras e workshops sobre temas relacionados à Consciência Prânica, ao Yoga e ao Veganismo em países da América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia. Trabalha como facilitador do Prana Prasakti no Portal Parvati em MG. Autor dos livros Viajando na Luz, No Fluir da Felicidade e Vegan Yoga.
Conceição Trucom

Conceição Trucom

Escritora

No curso de formação tornou-se Bacharel em Química pela UFRJ em 1977, onde pode decodificar a bioquímica e aprofundar seus estudos no campo da alimentação e neurociência, porém, sempre cruzando com estudos de ciências como a metafísica, a física quântica, a meditação, a yoga, a alimentação vegetariana, as medicinas e as terapias holísticas. Seu foco é sempre integrar o técnico e científico com o metafísico, a essência das medicinas antigas (xamânica, ayurvédica e tradicional chinesa) e toda a visão oriental do Ser. Seus 10 livros até aqui publicados (2017), palestras, oficinas e cursos são sempre direcionados para o conhecimento humano, que acredita ser a fundação para uma evolução mais assertiva e vitoriosa. Suas escolhas sempre foram feitas com o claro objetivo de descobrir, conhecer e compartilhar com todos, os seus conhecimentos já vivenciados.
Jorge Mello.

Jorge Mello.

Escritor

Mestre e Bacharel em Física pela UFRJ.  Professor do Departamento de Física da UFRRJ desde 1986. Coautor do livro Caminhos Cruzados, a Vida e a Música de Newton Mendonça. Coautor do livro Caminhos Cruzados, a Vida e a Música de Newton Mendonça. Autor do ensaio Brazilliance, É autor da biografia Gente Humilde: Vida e Música de Garoto. 

É organizador e autor dos textos do livro Choros de Garoto, lançado em 2017 pelas Edições Sesc São Paulo e Instituto Moreira Salles.

 

Hamilton Faria

Hamilton Faria

Escritor

Publicou 10 livros de poesia e participou de 20 antologias e outras publicações de cultura no Brasil e no exterior (França, Estados Unidos, Índia, Chile, Espanha, Portugal, Guatemala, Colômbia, entre outros). Participa de leituras poéticas em todo o Brasil e em vários outros países. Consultor e curador de poesia. Foi professor universitário (PUC-SP, Faap, Universidade Metodista) e cofundador e presidente do Instituto Polis. Em 2006 recebeu condecoração da Academia de Artes, Ciências e Letras da França, entre outros prêmios.

Em 2017 comemorou 40 anos de poesia (Diavirá, 1977- ínfimoINFINITO, 2017).

Acredita que a poesia reencanta a palavra e a vida.

Izabela Lopes

Izabela Lopes

Escritor

Izabela, 24 anos. Formada em Letras pela Universidade Federal de São João del-Rei e professora de Inglês. É a definição de sonhadora. Ama brincar de escritora, adora dançar, ver filmes, ficar na internet, virar a noite lendo, cantar desafinada no karaokê e aproveitar o tempo ao lado dos amigos. Usa cada momento que vive para criar suas histórias e tenta sempre ver o lado bom das coisas. Nunca vai ser velha demais para Disney e sonha em voltar para a Inglaterra. Publicou dois contos pela Amazon (A Noite das Garotas e Um Presente de Natal) e teve a honra de vê-los entre os mais vendidos.

Contação de histórias

Benedita na Estrada

Benedita na Estrada

Teatro

A Bene & a Dita são as bicicletas que nos levam por esse Brasil enorme, de estradas, rios, gentes, histórias e sorrisos.

Nos alforges das bicicletas carregamos  brincadeiras, aprendizados, vivências, em forma de oficinas, apresentações, artesanias…

Somos um casal de artistas educadores. Com a formação em Biologia e Artes Visuais e a paixão pela palhaçaria e pela música.

Ciência, artes plásticas, palhaço, música… Com esse leque amplo de cartas na manga jogamos apenas um jogo: o da arte intinerante, de cidade em cidade, compartilhando aquilo que sabemos em troca do muito que aprendemos em cada lugar que visitamos.

Gabriel Springer Pitanga

Gabriel Springer Pitanga

Apresentador

Gabriel S. S. Pitanga tem 35 anos, formou-se e atuou na área jornalística, programas de rádio e editorias, mantendo sempre ativos projetos de artes cênicas, área esta onde se iniciou ainda criança na escola. No Rio de Janeiro e em São Paulo fez parte de diversas companhias de teatro atuando e dirigindo. Pelo juri popular do festival de Cenas Cariocas, sua peça, O Auto do Aleijadinho, ganhou prêmio de primeiro lugar em 2010. Atualmente dá aulas em sua oficina teatral na cidade de São Lourenço, no sul de Minas Gerais. Realiza paralelamente um trabalho de confecção de máscaras teatrais e de exploração da linguagem do clown.

Maria do Carmo Rodrigues - ACL

Maria do Carmo Rodrigues - ACL

Psicopedagoga

Maria do Carmo Rodrigues, natural de Visconde do Rio Branco-MG, formada em Matemática pela UNIG-RJ e em Biologia pela UNINCOR-TrêsCorações-MG. Pós graduada em Psicopedagogia Institucional com Ênfase em Inclusão Social pela UNIPAC, em Educação Empreendedora pela UFLA e em Educação Ambiental pela UFSJ. Cursando Pós Graduação em Alfabetização e Letramento pela UFOP. É membro da Sociedade Brasileira dos Poetas Vivos e Afins (Pouso Alegre-MG) e da Academia Caxambuense de Letras, da qual foi Presidente de 2016 a 2018. Ministrou contação de histórias no curso de Magistério da Escola Polivalente. Escreve contos e poesias e participou de congressos educacionais na região. Foi Secretária Municipal de Educação em Caxambu, na gestão de 2009/2012 .

Autores

Lygia Barbiére

Lygia Barbiére

Escritora

Jornalista, professora, roteirista e escritora. Tem mestrado em literatura brasileira (PUC-RIO) e pós-graduação em teatro (Uni-Rio). Especialista no estudo de telenovelas, fez duas oficinas de roteiro na Rede Globo. É autora de nove romances, com mais de 300 mil exemplares vendidos ao todo.

Leandro Campos Alves - ACL

Leandro Campos Alves - ACL

Escritor

Leandro Campos Alves é natural de Liberdade MG e reside em Caxambu no mesmo estado.
Recordista nacional com Maior Poema do Brasil com a obra “O Viajante” com 2022 estrofes e 10785 versos; membro titular da Academia Caxambuense de Letras – Cadeira 10 Patronesse Vera Milward; Correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni; Delegado e fundador da Delegacia da UBT em Caxambu MG. Com várias obras publicadas, participações em antologias nacionais e internacionais, recebendo várias menções e premiações literárias, e “Disléxico”.

Romulo Garcias

Romulo Garcias

Ilustrador, designer gráfico e poeta

Romulo Garcias é ilustrador, designer gráfico e poeta. Mineiro de João Monlevade, a 30 anos fincou suas tintas e letras nas terras de Belo Horizonte. Em 1999 a Cemig distribui seu livro LUZ a várias escolas públicas mineiras. Em 2012 lançou seu livro de poesia Clandestino, pela editora Ramalhete. Tem ilustrações em publicações da UFMG, PUC-Minas, UFOP. Em agosto de 2018 lançou “Tia Geralda”, humor voltado para o público adulto, publicado pela editora Aquarela Brasileira, onde também criou o projeto gráfico para “Peladas Poéticas”, 2017 e Trinta Anos LUZ, do coletivo de poesia PSIU POÉTICO de Montes Claros.

Evandro e Bárbara

Evandro e Bárbara

Sino da Paz

Em 1988, Evandro Vieira e Bárbara Stella confeccionaram o Sino da Paz,
considerado um objeto de arte único no gênero em todo o mundo e
soou pela primeira vez através das mãos do sociólogo Herbert de Souza, o
Betinho.
O Sino da Paz foi confeccionado especialmente para capitanear a campanha:
"Vamos despertar o mundo para a paz", organizada mundialmente pela
Embaixada da Paz a partir de 1987 e que foi condecorada por representantes da
ONU (Organização das Nações Unidas), recebeu uma Moção da Câmara dos
Vereadores do Rio de Janeiro, da Câmara dos Deputados em Brasília e
reconhecimento da Fundação ABRINQ, pelos trabalhos realizados em defesa dos
direitos das crianças.
A Estação Sino da Paz se encontra em Aiuruoca, nas montanhas do sul das
Gerais. É um espaço de auto pacificação, conscientização, transformação, estudos
sobre a relação entre pessoas e nações, auto-sustentabilidade e atitudes
econômicas inovadoras.

Horácio Netho

Horácio Netho

Escritor

Educador Físico especializado na área de Treinamento Desportivo tem trabalhado, por mais de 25 anos, em Escolas Públicas de Caxambu e Cruzília\MG, e em sua cidade natal Fortaleza\CE. Tem sido contatado por Conselhos Cósmicos Espirituais de Cura e Instrução. Vegetariano, é criador e administrador do site da Confederação Intergaláctica para o Brasil, divulga as mensagens das estrelas em seus livros transcendentais.

Maurílio de Carvalho

Maurílio de Carvalho

Educador, Escritor, Sonhador...

Poeta (temática social, bucólica e eclética), contador de histórias; instrutor de Yoga  e Sensei Shodan de Karatê-Do (Goju- Ryu) e criador dos projetos autogestionados : 1-  ARCANOLILO – Poesia, contação de histórias e vivências; 2- Resplandecente Constelação Shambo – (Esoterismo, cultura e meio ambiente). Estará autografando o livro “Toscos – sentimentos para Reumanizar e outros lirismos”.

Ana Clara Saso

Ana Clara Saso

Escritora

Ana Clara Saso nasceu em Belo Horizonte no dia 11 de junho de 2007, mas desde seus dois anos de idade mora em São Lourenço, sul de MG.
Começou a escrever aos seis anos de idade e aos sete anos publicou seu primeiro livro Sonhos de uma sapeca levada da breca, com poemas para colorir.
Em junho deste ano lançou seu segundo livro Mini Ninjas uma perigosa jornada. Um livro repleto de aventura, suspense e magia.
Ana Clara ama ler, escrever, desenhar e gosta de desenhos animados – especialmente animês.
Também é aventureira, gosta de passear em cachoeiras, fazer trilhas e acampar.
Segundo ela mesma diz, sua missão é incentivar as crianças e jovens a deixarem de lado os eletrônicos e terem prazer em ler e escrever.

Maura Maciel  - ACL

Maura Maciel - ACL

Escritora

Carmem Vieira BrandãoMaura Maciel é natural de Cruzília, Sul de Minas. Licenciada em Letras pela UFMG, ministrou Língua e Literatura Portuguesas em redes públicas e particulares de Belo Horizonte. Escreveu livros didáticos para o ensino da língua portuguesa – “Construindo a Comunicação” – 4 volumes, de 5a. a 8a. séries, coleção escolhida pelo FNDE e distribuída pelas escolas públicas de todo o país. Atuou também no aperfeiçoamento de professores e foi assessora e redatora do Projeto Político-Pedagógico de Alfabetização da Escola Maria Sales da Rede municipal de Ensino de Belo Horizonte.
Diplomada no curso superior de Língua Espanhola, pelo Ministerio de Educación y Cultura Del Reino de España, e em cursos de literatura no Colégio da Universidade de Salamanca, na Espanha. Membro da “Asociación International de Traductores, Intérpretes Y Profesores de Español” ( AITIPE) e recentemente da Academia Caxambuense de Letras. Vários libros publicados.

Selma Bajgielman

Selma Bajgielman

Arteterapeuta

Apresentação: Mestre em Letras, Pós-Graduada em Arteterapia em Educação e Graduada em Pedagogia. Frequentou cursos no Museu de Arte Moderna RJ e Escola de Artes Visuais e pesquisa a relação da imagem com a palavra nos contos de fadas. Visando a valorização de nossa identidade cultural, escreveu e ilustrou os livros: Lenda do Rio Verde (2001), As Águas Minerais de Lourenço (2004), A Menina e o Silêncio (2011), Lenda da Mantiqueira (2014) e O Dono da Cachoeira na Terra do Não Pode (2016).

Antonio Naddeo

Antonio Naddeo

Radialista, ator e escritor

Em 1950, aos 16 anos começa no Teatro do SESI e é convidado como ator profissional pela EMAD – Escola Mineira de Arte Dramática. Radio ator, locutor e apresentador de programa próprio na Rádio Inconfidência. Participou da montagem da TV Itacolomi onde atuou também como tele-ator. Foi o primeiro diretor de programação da Rede Globo (Minas). Versátil em sua arte, foi locutor, apresentador, âncora jornalístico, assistente de direção (TV e teatro). Até o momento, atuou em mais de uma dezena de novelas nas TVs Tupi, Excelsior e Globo; 39 peças teatrais, mais de 20 longas metragens e centenas de vídeos institucionais, curta-metragens artísticos e comerciais, além de propagandas para rádio e televisão. Lança seu primeiro livro, “O aprendiz de teatro” , na FLACX 2018! 

Livro saindo da gráfica para lançamento na FLACX!
“O aprendiz de Teatro”
Nair Ribas D'avila

Nair Ribas D'avila

Escritora

A cada 18 anos e meio, o Sol, a Lua e a Terra estão na mesma posição que no momento
em que a pessoa nasce. Segundo as leis biográficas, nesse momento é como se abrissem
as cortinas do céu e a pessoa pudesse ver o que veio fazer aqui na Terra. Coincidência ou
não, comecei nesse período a trabalhar com o despertar da consciência, que  aos 56 anos
se transformou em um livro: O Eu Integrado. Hoje,com 65 anos  trabalho em consultório
e com grupos, como Terapeuta Floral, Transpessoal e Aconselhadora Biográfica pela
Antroposofia.

Altieres Rocha

Altieres Rocha

Poeta Esquisofrênico

Altieres Rocha conhecido como poeta esquizofrênico, já lançou três livros, Diário de um poeta esquizofrênico o qual começou a escrever dentro de uma clínica psiquiátrica e outros dois 2 contam um pouco de sua historia nos poemas. Altieres transformou loucura em arte.

Carmem Vieira Brandão

Carmem Vieira Brandão

Escritora

Carmem Vieira Brandão é mineira de Timóteo, mas mora em Varginha há 40 anos. A escritora é também professora de português e literatura, atuando na Rede Pública de Ensino há 30 anos. Carmem é membro da AVLAC (Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências) onde atuou como bibliotecária, arquivista e, no presente momento, exerce a função de secretária geral. A autora publicou dois livros destinados ao público jovem, porém os livros têm mensagens para todos que admiram a espiritualidade. Seus livros são: Viagem ao Mundo Invisível (Madras-2017) e A Menina do Labirinto (Editora Garcia – 2016).

Apresentações Artísticas

João Signorelli

João Signorelli

Diretora Comercial da FLACX e Presidente da AMAC

Nascido em 1955, João é formado em jornalismo e trabalha como ator a mais de 25 anos. Já participou de dezenas de novelas e minisséries, peças de teatro e filmes.
É também apresentador, entrevistador, locutor e mestre de cerimônias. Nesta última função já trabalhou com James Hunter (O Monge e o Executivo) por todo Brasil e com Dalai Lama em sua última vinda ao país (Ibirapuera e Anhembi – SP).
Atualmente João interpreta Gandhi no monólogo Gandhi, a Ética Inspiradora, que há 11 anos vem se apresentando por todo país em empresas, teatros, instituições de ensino, clínicas, eventos, seminários, entre muitos outros.
Gabriel Springer Pitanga

Gabriel Springer Pitanga

Apresentador

Gabriel S. S. Pitanga tem 35 anos, formou-se e atuou na área jornalística, programas de rádio e editorias, mantendo sempre ativos projetos de artes cênicas, área esta onde se iniciou ainda criança na escola. No Rio de Janeiro e em São Paulo fez parte de diversas companhias de teatro atuando e dirigindo. Pelo juri popular do festival de Cenas Cariocas, sua peça, O Auto do Aleijadinho, ganhou prêmio de primeiro lugar em 2010. Atualmente dá aulas em sua oficina teatral na cidade de São Lourenço, no sul de Minas Gerais. Realiza paralelamente um trabalho de confecção de máscaras teatrais e de exploração da linguagem do clown.

 Clóvis Ferreira

Clóvis Ferreira

Maestro e professor, Arte educador e violonista

Pós graduado em metodologia do ensino da música,
Licenciatura em educação artística,
Conservatório de técnica vocal especializado em jazz.
Vários cursos de aperfeiçoamento em SP na área de técnica vocal.
Especializado em regência de coral.
Curso de música sacra no colégio Batista em SP.

Voyrus

Voyrus

Show Musical

A Banda Voyrus é formada por músicos experientes de Caxambu e traz para seu público um repertório repleto de clássicos do Rock desde os anos 30 até a atualidade.
Raphael Oliveira

Raphael Oliveira

Violonista, cavaquinista e cantor

Raphael Oliveira é violonista, cavaquinista e cantor da cidade de São Lourenço MG, atua há mais de 15 anos no Sul de Minas, com seu talento e profissionalismo em bares, restaurantes e principais hotéis de São Lourenço, Lambari, Caxambu entre outros. É integrante fundador e vocalista do tradicional grupo de samba e choro Farofa Mineira, conhecido de toda região, tendo se apresentado nas principais casas de samba da Vila Madalena em São Paulo SP.”
Juliana Ribeiro de Carvalho

Juliana Ribeiro de Carvalho

atriz e estudante

Juliana Ribeiro de Carvalho é estudante de Letras/Inglês pela Universidade Paulista – UNIP e professora particular de inglês desde 2016. Também é bailarina, atriz e coreógrafa. Seu primeiro contato com o teatro foi aos 9 anos e desde lá atuou em sete peça de teatro e coreografou cinco. Realizou um trabalho com apresentações de danças típicas e comemorativas e de 2016 a 2018 foi convidada pela Secretaria de Turismo e Cultura de Baependi para funda, dirigir e coreografar a Cia de Teatro Majuretá.
Coral e Orquestra de Música da ACA

Coral e Orquestra de Música da ACA

Associação Casa das Artes

A Associação Caxambuense de Artes – ACA é uma associação sem fins lucrativos voltada a movimentos artísticos e sociais da região, que conta com uma comissão e seus membros.
Centro Educacional Genny Gomes

Centro Educacional Genny Gomes

Escola

A proposta educacional do Centro Educacional Genny Gomes é sempre pautada pelo respeito ao aluno. Este é tratado como individuo livre, pensante, capaz, potente, criativo, descobridor do seu espaço, ousando sempre novas descobertas, construindo seus valores, interagindo em seu meio ambiente e modificando-o.
A didática adotada favorece a reflexão, a invenção e a troca ampla e aberta de experiências – uma postura educacional que reconhece no aluno múltiplas habilidades e capacidades, favorecendo seu desenvolvimento em todos os aspectos.

Estudante e Cantora

“LUIZA LUZ ama cantar!!!

LUIZA LUZ tem 9 anos de idade e canta clássicos nacionais e internacionais.

Desde muito cedo demonstrou interesse pelas artes – em especial pela música – e vem aperfeiçoando seu talento para crescer como cantora e levar sempre muitas emoções em suas apresentações.

Saiba mais: www.luizaluz.com.br e também nas redes sociais: @luizaluzcantora

Rodas de Conversas

Selma Bajgielman

Selma Bajgielman

Arteterapeuta

Apresentação: Mestre em Letras, Pós-Graduada em Arteterapia em Educação e Graduada em Pedagogia. Frequentou cursos no Museu de Arte Moderna RJ e Escola de Artes Visuais e pesquisa a relação da imagem com a palavra nos contos de fadas. Visando a valorização de nossa identidade cultural, escreveu e ilustrou os livros: Lenda do Rio Verde (2001), As Águas Minerais de Lourenço (2004), A Menina e o Silêncio (2011), Lenda da Mantiqueira (2014) e O Dono da Cachoeira na Terra do Não Pode (2016).

Leandro Campos Alves - ACL

Leandro Campos Alves - ACL

Escritor

Leandro Campos Alves é natural de Liberdade MG e reside em Caxambu no mesmo estado.
Recordista nacional com Maior Poema do Brasil com a obra “O Viajante” com 2022 estrofes e 10785 versos; membro titular da Academia Caxambuense de Letras – Cadeira 10 Patronesse Vera Milward; Correspondente da Academia de Letras de Teófilo Otoni; Delegado e fundador da Delegacia da UBT em Caxambu MG. Com várias obras publicadas, participações em antologias nacionais e internacionais, recebendo várias menções e premiações literárias, e “Disléxico”.

Romulo Garcias

Romulo Garcias

Ilustrador, designer gráfico e poeta

Romulo Garcias é ilustrador, designer gráfico e poeta. Mineiro de João Monlevade, a 30 anos fincou suas tintas e letras nas terras de Belo Horizonte. Em 1999 a Cemig distribui seu livro LUZ a várias escolas públicas mineiras. Em 2012 lançou seu livro de poesia Clandestino, pela editora Ramalhete. Tem ilustrações em publicações da UFMG, PUC-Minas, UFOP. Em agosto de 2018 lançou “Tia Geralda”, humor voltado para o público adulto, publicado pela editora Aquarela Brasileira, onde também criou o projeto gráfico para “Peladas Poéticas”, 2017 e Trinta Anos LUZ, do coletivo de poesia PSIU POÉTICO de Montes Claros.

Nair Ribas D'avila

Nair Ribas D'avila

Escritora

A cada 18 anos e meio, o Sol, a Lua e a Terra estão na mesma posição que no momento
em que a pessoa nasce. Segundo as leis biográficas, nesse momento é como se abrissem
as cortinas do céu e a pessoa pudesse ver o que veio fazer aqui na Terra. Coincidência ou
não, comecei nesse período a trabalhar com o despertar da consciência, que  aos 56 anos
se transformou em um livro: O Eu Integrado. Hoje,com 65 anos  trabalho em consultório
e com grupos, como Terapeuta Floral, Transpessoal e Aconselhadora Biográfica pela
Antroposofia.

Maurílio de Carvalho

Maurílio de Carvalho

Educador, Escritor, Sonhador...

Poeta (temática social, bucólica e eclética), contador de histórias; instrutor de Yoga  e Sensei Shodan de Karatê-Do (Goju- Ryu) e criador dos projetos autogestionados : 1-  ARCANOLILO – Poesia, contação de histórias e vivências; 2- Resplandecente Constelação Shambo – (Esoterismo, cultura e meio ambiente). Estará autografando o livro “Toscos – sentimentos para Reumanizar e outros lirismos”.

Demostenes Dumont

Demostenes Dumont

Artista Plástico

Artista plástico, ilustrador e ativista ambiental.
Membro do grupo Matizes Dumont, com diversos prêmios na área de ilustração.
O Grupo Matizes Dumont é um grupo de artistas que há mais de 30 anos borda a brasilidade, com uma linguagem poética livre e entre águas e seres transforma a vida das pessoas! Algumas telas foram criadas especialmente para ilustrar a palavra de grandes autores e editoras brasileiras. O bordado também surgiu como linguagem gráfica e está disponível em forma de livros. O grupo ganhou duas vezes o maior prêmio da literatura brasileira, o Jabuti de Ilustração, com ”Exercício de Ser Criança ” e “A Menina , a Gaiola e a Bicicleta – Céu de Passarinho ”.
Ana Clara Saso

Ana Clara Saso

Escritora

Ana Clara Saso nasceu em Belo Horizonte no dia 11 de junho de 2007, mas desde seus dois anos de idade mora em São Lourenço, sul de MG.
Começou a escrever aos seis anos de idade e aos sete anos publicou seu primeiro livro Sonhos de uma sapeca levada da breca, com poemas para colorir.
Em junho deste ano lançou seu segundo livro Mini Ninjas uma perigosa jornada. Um livro repleto de aventura, suspense e magia.
Ana Clara ama ler, escrever, desenhar e gosta de desenhos animados – especialmente animês.
Também é aventureira, gosta de passear em cachoeiras, fazer trilhas e acampar.
Segundo ela mesma diz, sua missão é incentivar as crianças e jovens a deixarem de lado os eletrônicos e terem prazer em ler e escrever.

Evandro e Bárbara

Evandro e Bárbara

Sino da Paz

Em 1988, Evandro Vieira e Bárbara Stella confeccionaram o Sino da Paz,
considerado um objeto de arte único no gênero em todo o mundo e
soou pela primeira vez através das mãos do sociólogo Herbert de Souza, o
Betinho.
O Sino da Paz foi confeccionado especialmente para capitanear a campanha:
"Vamos despertar o mundo para a paz", organizada mundialmente pela
Embaixada da Paz a partir de 1987 e que foi condecorada por representantes da
ONU (Organização das Nações Unidas), recebeu uma Moção da Câmara dos
Vereadores do Rio de Janeiro, da Câmara dos Deputados em Brasília e
reconhecimento da Fundação ABRINQ, pelos trabalhos realizados em defesa dos
direitos das crianças.
A Estação Sino da Paz se encontra em Aiuruoca, nas montanhas do sul das
Gerais. É um espaço de auto pacificação, conscientização, transformação, estudos
sobre a relação entre pessoas e nações, auto-sustentabilidade e atitudes
econômicas inovadoras.

Lygia Barbiére

Lygia Barbiére

Escritora

Jornalista, professora, roteirista e escritora. Tem mestrado em literatura brasileira (PUC-RIO) e pós-graduação em teatro (Uni-Rio). Especialista no estudo de telenovelas, fez duas oficinas de roteiro na Rede Globo. É autora de nove romances, com mais de 300 mil exemplares vendidos ao todo.

Antonio Naddeo

Antonio Naddeo

Radialista, ator e escritor

Em 1950, aos 16 anos começa no Teatro do SESI e é convidado como ator profissional pela EMAD – Escola Mineira de Arte Dramática. Radio ator, locutor e apresentador de programa próprio na Rádio Inconfidência. Participou da montagem da TV Itacolomi onde atuou também como tele-ator. Foi o primeiro diretor de programação da Rede Globo (Minas). Versátil em sua arte, foi locutor, apresentador, âncora jornalístico, assistente de direção (TV e teatro). Até o momento, atuou em mais de uma dezena de novelas nas TVs Tupi, Excelsior e Globo; 39 peças teatrais, mais de 20 longas metragens e centenas de vídeos institucionais, curta-metragens artísticos e comerciais, além de propagandas para rádio e televisão. Lança seu primeiro livro, “O aprendiz de teatro” , na FLACX 2018!

Anita Ramiro Maeda

Anita Ramiro Maeda

Estudante

Anita Ramiro Maeda, 11 anos, natural de Cruzília MG. Filha de Sarah Carvalho Ramiro e Fabrício Yuji Maeda, está cursando o 6° ano do Ensino Fundamental.Sempre teve prazer pela leitura, já leu livros de diversos autores.Para Anita as pessoas não gostam de ler pois acreditam que não acharam o livro certo e desistem.Mas, existe um livro que se adequa a cada pessoa.E está neste momento esperando por você.

Renan de Castro Oliveira

Renan de Castro Oliveira

Renan De Castro Oliveira, filho de Eustáquio Gorgone de Oliveira, que foi escritor e poeta, autor de mais de 10 livros, com destaque para ‘Manuscritos de Pouso Alto’ e ‘A Janela do Verbo Assistir’, e teve destaque pela sua procura e análise das obras de Chico Cascateiro, a qual muitas delas se encontram no nosso querido Parque das Águas, na roda de conversa ‘Um balanço na saudade’, abordarei o conjunto único de sua obra, bem como momentos e reflexões a respeito dela
Maura Maciel  - ACL

Maura Maciel - ACL

Escritora

Maura Maciel é natural de Cruzília, Sul de Minas. Licenciada em Letras pela UFMG, ministrou Língua e Literatura Portuguesas em redes públicas e particulares de Belo Horizonte. Escreveu livros didáticos para o ensino da língua portuguesa – “Construindo a Comunicação” – 4 volumes, de 5a. a 8a. séries, coleção escolhida pelo FNDE e distribuída pelas escolas públicas de todo o país. Atuou também no aperfeiçoamento de professores e foi assessora e redatora do Projeto Político-Pedagógico de Alfabetização da Escola Maria Sales da Rede municipal de Ensino de Belo Horizonte.
Diplomada no curso superior de Língua Espanhola, pelo Ministerio de Educación y Cultura Del Reino de España, e em cursos de literatura no Colégio da Universidade de Salamanca, na Espanha. Membro da “Asociación International de Traductores, Intérpretes Y Profesores de Español” ( AITIPE) e recentemente da Academia Caxambuense de Letras. Vários libros publicados.

Diálogos

Henders Jean Silva

Henders Jean Silva

Estudante

Henders Jean Silva, 23 anos, estudante de Economia, católico, caxambuense. Nas horas vagas dedico aos estudos de filosofia, teologia, sociologia, educação clássica e toda a arte do belo. Sempre aberto a novos aprendizados e pronto para compartilhar conhecimento.

Jhonathan Luiz

Jhonathan Luiz

Estudante

Estudante do 6° período da faculdade de história e aluno do Seminário de Filosofia do Prof. Olavo de Carvalho, e tremendamente influenciado por S. Tomás de Aquino e Mário Ferreira dos Santos. Dedico meus poucos esforços ao estudo do Latim e da boa literatura.

Expositores

Pedro Leal

Pedro Leal

Artista Plástico

Pedro Leal , artista plástico, natural da cidade de Caxambu – MG.
Nascido no ano de 1957, aos 16 anos mudou-se pra cidade do Rio de Janeiro , onde participou de várias exposições coletivas e fez também várias amostras individuais.
Lá, em 1997, estudou história da arte na escola de artes visuais do Parque Lage no Jardim botânico….
Em 2000 retorna a Caxambu onde mantem sua galeria de arte.
Quanto ao seu trabalho, foi sempre um curioso em arte. Trabalha com várias técnicas e estilos diferentes.

Demostenes Dumont

Demostenes Dumont

Artista Plástico

Artista plástico, ilustrador e ativista ambiental.
Membro do grupo Matizes Dumont, com diversos prêmios na área de ilustração.
O Grupo Matizes Dumont é um grupo de artistas que há mais de 30 anos borda a brasilidade, com uma linguagem poética livre e entre águas e seres transforma a vida das pessoas! Algumas telas foram criadas especialmente para ilustrar a palavra de grandes autores e editoras brasileiras. O bordado também surgiu como linguagem gráfica e está disponível em forma de livros. O grupo ganhou duas vezes o maior prêmio da literatura brasileira, o Jabuti de Ilustração, com ”Exercício de Ser Criança ” e “A Menina , a Gaiola e a Bicicleta – Céu de Passarinho ”.
Márcio Francisco

Márcio Francisco

Artista Plástico

Márcio Francisco da Silva, nascido em Caxambu/ MG, em 08/ 06/ 1961, artista plástico auto didata, estilo com tendencia ao impressionismo, tem como temática paisagens rurais, igrejas e casarios existentes nas cidades históricas de Minas Gerais, especialmente dentro do roteiro da Estrada Real. Tem participado de diversas exposições coletivas em Caxambu e cidades vizinhas e atualmente tem exposição permanente no Atelier Pasárgada, em Caxambu/ MG, juntamente com o Artista Plástico e professor de artes Pedro Leal.

Brasíllia Mascarenhas

Brasíllia Mascarenhas

Cineasta, produtora e roteirista

Nas minhas andanças pelo mundo sou atraída pelo olhar das pessoas encontro.
Os múltiplos olhares que por um momento se aproximam e realizam a extraordinária experiência da troca e do reconhecimento. Aquele instante fotográfico em que os espaços que se abrem e se interconectam, independentes das diferenças de língua ou cultura. Nossa grande aventura humana neste planeta, cuja a expressão máxima da vida é a diversidade.

Juninho Moscca

Juninho Moscca

Fotógrafo

Nascido e criado em Caxambu, Jr. Moscca descobriu, aos 45 anos, na fotografia, principalmente a artística, sua verdadeira paixão”. Jr é filho da cabeleireira Anita e do popular “Seu Lulu da Bicicletaria”. A exposição “Por aí, em Minas” retrata momentos únicos e lugares de um Sul de Minas que nem sempre as pessoas percebem, mas que estão ali, à espera de lentes que os eternizem. Assim o fotógrafo Jr. Moscca define este projeto.